terça-feira, 9 de abril de 2013

Os oculos da Rita

Sabiam que por volta dos 3 anos de idades as crianças devem, sempre que possível, fazer uma avaliação oftalmológica?
A propósito de uma consulta da mais velha cá de casa, aqui fica a nossa sugestão de livro da semana, de uma das nossas autoras preferidas:

Uns óculos para a Rita
Luísa Ducla Soares



"A Rita fazia disparates disparatados e em casa zangavam-se com ela. Mas depois perceberam que ela não tinha culpa. Do que ela precisava era de uns óculos!"

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Competências pré-escolares: avaliar ou não?

Por esta altura, com o aproximar da data em que as crianças têm de fazer a sua inscrição no 1º ciclo, muitos pais interrogam-se sobre se os seus filhos estão ou não preparados para deixar a pré-escola e entrar na escola primária.
A entrada no 1º ciclo marca, para a maior parte das famílias, uma transição importante, quase como se as crianças deixassem de ser os "bebés" dos pais e passassem a ser meninos crescidos. E de facto, este é um marco importante: novas aprendizagens são feitas, velhos amigos são (muitas vezes) deixados para trás, há mudança de espaço físico e (medo!!) aparecem os trabalhos de casa!
Se para muitos esta transição se faz sem dificuldades, para outros ela representa um desafio acrescido, surgindo as maiores dúvidas e dificuldades nas famílias cujos filhos só completam os 6 anos de idade em Outubro, Novembro ou mesmo Dezembro.
Com o objetivo de facilitar esta transição e avaliar as pré-competências escolares, surgem-nos por esta altura múltiplos pedidos de avaliação. muitos deles feitos por sugestão das educadoras.

Esta avaliação pretende fazer o despiste de eventuais dificuldades nos pré-requisitos académicos, ou seja, nas competências diretamente relacionadas com as aprendizagens escolares e  inclui a avaliação de áreas consideradas importantes para o sucesso da aprendizagem, nomeadamente a atenção, a cognição não-verbal, a memória auditiva, a consciência fonológica, a linguagem e o conhecimento básico das letras e dos números. 
Constitui também uma boa oportunidade para, muitas vezes pela primeira vez, as famílias se aperceberem das dificuldades (e também das competências!) dos seus filhotes e desta forma atuarem cedo e de forma preventiva!



Common Core ---- Elementary!!!

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Nós (pais) vistos por eles (filhos)


Hoje para terminar a semana deixamos um pequeno vídeo que nos faz pensar sobre a forma como os nossos filhos às vezes nos vêem!
http://www.youtube.com/watch?v=qyumt-rNfR8

quinta-feira, 4 de abril de 2013

O que podemos deixar aos nossos filhos e o que eles verdadeiramente precisam


Pensamos tanto no que é melhor para os nossos filhos, no que lhes queremos transmitir... Sentiria-me muito bem se daqui a uns anos a minha filha sentisse que acreditamos nela e nas suas capacidades.  

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Uma atividade por dia nem sabe o bem que vos fazia!

Hoje é dia de atividades pais e filhos. Como andamos a preparar algumas coisas para um evento que decorrerá em breve, reunimos uma série de atividades que podemos fazer com os nossos filhos!
O que faz a felicidade dos vossos filhos por aí? Por aqui, ela adora fazer pinos, cambalhotas e outras coisas que tal com o pai, com a mãe brincar às comidinhas e ler histórias.
Que outras coisas fazem?

1.       Contar uma história

2.       Brincar com plasticina

3.       Fazer construções com legos

4.       Brincar às bonecas

5.       Fazer desenhos

6.       Cinema em casa: ver um filme, com pipocas e tudo

7.       Ir ao cinema

8.       Ir aos baloiços

9.       Passear no parque

10.   Apanhar flores e folhas e fazer colagens

11.   Pintar com aguarelas

12.   Fazer pinturas com as mãos

13.   Brincar ao Carnaval: deixá-los fantasiarem-se com fatos antigos de Carnaval

14.   Jogar à bola

15.   Andar de bicicleta

16.   Fazer um bolo

17.   Semear, plantar

18.   Brincar com os carrinhos

19.   Ouvir música e dançar

20.   Brincar ao faz de conta

21.   Ler a história preferida deles

22.   Hoje quem escolhe a brincadeira são eles!

23.   Cantarolar

24.   Olhar para o céu e descobrir objectos, personagens!

25.   Brincar com fantoches!

26.   Construir uma história em conjunto

27.   Contar piadas!

28.   Ouvir o que têm para dizer

29.   Acompanhá-los enquanto estão a ver o programa de TV preferido

30.   Fazer um desenho em conjunto para oferecer a uma pessoa especial

31.   Jogar à macaca, à apanhada, às escondidas

32.   Rir com eles

33.   Fazer um piquenique

34.   Fazer um passeio a um sítio diferente, descobrir um local novo


terça-feira, 2 de abril de 2013

A maior flor do mundo (Saramago) e as histórias para crianças

"As histórias para as crianças devem ser escritas com palavras muito simples, porque as crianças sendo pequenas gostam de poucas palavras e não gostam de usá-las complicadas".
Palavras "simples" de Saramago e tudo dito sobre as histórias para crianças pequenas!

Por aqui lemos desde os tempos da barriga e vamos vendo os mesmos livros de formas diferentes, livros que acompanham o desenvolvimento e podem ser explorados de diferentes formas. O que interessa é estarem lá, desde sempre. Agora é fácil: " mais uma stória, uma, más uma".

A sugestão desta semana é "A maior flor do Mundo" o livro que Saramago escreveu para os mais pequenos.