"Há muitas formas de educar uma criança. Claro que há!
Algumas mães amamentam; outras não. E para a maior parte das crianças, corre bem na mesma!
Alguns pais ficam em casa a tomar conta dos filhos; outros colocam-nos na creche aos 4/5 meses. E para a maior parte das crianças, corre bem na mesma!
Alguns pais colocam os filhos em escolas públicas; outros em privadas. E para a maior parte das crianças, corre bem na mesma!
Certamente que há alguns estilos educativos que algumas famílias usam que precisam de ser melhorados, desde aquelas onde predomina o estilo autoritário, aquelas em que tudo é permitido! Mas, mais uma vez, não podemos dizer que haja uma forma correta de educarmos os nossos filhos para serem membros da sociedade (...).
Alguns pais, mais apaixonados por um determinado estilo educativo, gostam de partilhar com os outros as suas estratégias e ideias, aquelas que funcionam na sua família, acabando por julgar aqueles que não partilham ou utilizam as mesmas estratégias. Mas, acreditamos que a maior parte dos pais sabe que todas as famílias são diferentes e que todas tentam fazer aquilo que lhes faz mais sentido e que é mais adequado para a sua família, de acordo com os conhecimentos que têm na altura.
Não existem fórmulas certas ou erradas e acreditamos que cada família se encontra num ponto diferente desta viagem que é o ser pai/mãe.
As mudanças de hábitos não acontecem de um dia para o outro. Todos tentamos fazer o melhor que podemos, com aquilo que temos! Cada família é diferente e, antes de julgarmos, temos de "calçar os sapatos dos outros"!

Nenhum comentário:
Postar um comentário