sexta-feira, 8 de março de 2013

Atividade para o fim de semana:Teatro!

 
No domingo Concertos para bebés em Leiria e amanhã, dia 9,  Teatro "Os Músicos de Bremen", uma história dos Irmãos Grimm pelas 16h no Jardim de Infância Nova Bola Amarela em Coimbra. A entrada será gratuita e inclui todas as pessoas interessadas, mesmo que não ligadas ao Jardim de Infância. Aproveitem!
     

Hoje e sempre a todas as mulheres!



                                                   Hoje e sempre para todas as mulheres.

quinta-feira, 7 de março de 2013

E nós "viramos o disco rápido"?


Ser mãe/pai parte: ...? Implica isto, virar o disco rapidamente, mudar o "estado". Exigente? Sim, mas depois até sabe bem! 

terça-feira, 5 de março de 2013

Mais que um livro!

Eles adoram partilhar atividades conosco! Este livro convida a uma partilha interativa e a explorar as relações causa-efeito, as sequências, e tudo isto com criatividade. Até parece que o que eles pedem para fazer, acontece mesmo! A ideia veio daqui ( http://www.pimpumplay.pt/pt/produto/livros-infanto-juvenis/wec250-um-livro), da coleção Edicare, onde se encontram sempre boas opções!

segunda-feira, 4 de março de 2013

Mudanças: Quem reage mal eles ou nós?


 
Várias vezes pensamos e questionamos se as mudanças de escola, de educadora, de amigos afetam os nossos filhos. Ficamos preocupados e queremos certezas: que a mudança para uma escola que privilegia o que entendemos melhor para a educação dos nossos filhos ou que a mudança para uma escola mais perto de casa ou a mudança de educadora -  vai correr bem  e é o melhor para ela/ele e para nós. E as certezas  teimam em não vir, e não vêem. Tudo tem um risco, e a maior parte das decisões que fazemos em relação aos miúdos e às suas vidas também. Salvo raras exceções, em que já existe um historial de dificuldades de adaptação ou de inibição, as crianças adaptam-se bem. Melhor que nós, sobretudo porque não antecipam metade do que nós antecipamos e não problematizam tanto! O importante para elas é estarem num ambiente positivo, recompensador e seguro. No entanto, alguns “ingredientes positivos” querem-se presentes e podem funcionar como facilitadores nos momentos de mudanças:

1.       Conhecer o espaço ou a pessoa que vai estar com o nosso filho/a (primeiro sozinhos – porque nós também temos de gostar, se não gostarmos, não vale a pena levar a criança);

2.       Ter uma atitude positiva em relação à mudança, partilhar com a criança aspetos positivos da mesma, mostrar confiança (“vai correr bem…”, “tu vais gostar…”, “vai ser divertido, vais ter novos amigos”, “a nova educadora chama-se … e parece muito simpática”) e ter sempre expectativas positivas (“para o ano vamos ter mais tempo para brincar, a escola fica tão perto de casa”, “vais fazer novas atividades”);

3.       Decidir, depois informar a criança, prepará-la para o que vai acontecer;

4.       Arranjar pontos de referência significativos (“a Maria já lá andou e gostou”, “o Pedro também vai contigo”, “tu até já conheces a Sofia”);

5.       Na vida e no nosso coração temos espaço para muitas pessoas, pelo que o que dificulta a nossa decisão “e a Matilde, ela é minha amiga, não a vou ver mais?”, resolve-se com a planificação de encontros/passeios com os anteriores amigos e pessoas de referência. Conseguimos ser felizes em diferentes locais, assim, os adultos atuem como facilitadores dessa mudança!

6.       Se depois chegarmos à conclusão que não foi a melhor escolha, teremos de parar, repensar, reenquadrar e voltar a decidir!, Pelo menos, ficamos com a certeza de ter feito o que era possível para preparar a mudança, facilitá-la, estivemos atentos, demos suporte à criança, fomos à escola nova várias vezes e fizemos o nosso melhor.

Nem tudo depende de nós, mas nós pais de hoje, temos um pouco a ilusão de que sim.

domingo, 3 de março de 2013

O que faço para jantar?

 


Para o início da semana, deixamos-vos esta sugestão. Respostas possíveis para uma questão quase diária!