segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Ma...ma.. da... papa...: o desenvolvimento da linguagem dos 0 aos 2 anos


Hoje partilhamos um texto, de uma terapeuta da fala de quem muito gostamos. Interessante para quem tem filhotes nestas idades e gosta de prevenir! 

Dos sons às palavras - Desenvolvimento da Linguagem dos 0-2 anos e sinais de alerta
Ana Catarina Gaspar
Terapeuta da Fala, Psikontacto

Depois de verem os seus filhos darem os primeiros passos, todos os pais anseiam pelo momento em que ouvem os seus filhos dizerem “papá”, “mamã”! Este é um momento de grande emoção que resulta de um conjunto de comportamentos e aquisições que ocorrem durante o primeiro ano de vida.
Os bebés entram no mundo fantástico da comunicação utilizando o choro como principal ferramenta. Através dele satisfazem as suas necessidades como o frio, a fome e a dor, devido à interpretação que os seus cuidadores fazem do seu estado. A partir da 6ª semana de vida as formas de comunicação alargam-se ao sorriso, olhar e tato. Ao segundo mês de vida surgem variações sonoras, com tonalidades diferentes de acordo com o bem ou mal estar. Por volta dos 3 meses os bebés começam a produzir sons vocálicos e guturais e algumas replicações de sílabas (mamama…papapapa…). Nesta fase aumentam as trocas comunicativas com o adulto.
Até por volta dos 9 meses assiste-se a um aumento do reportório sonoro e começam a tentar imitar dos sons dos adultos. Nesta fase é muito importante pronunciar corretamente o nome dos objetos, para que façam a associação com a palavra e comecem a desenvolver a compreensão do mundo que os rodeia e a melhorar as competências linguísticas e comunicativas.
É por volta dos 12 meses que aparecem as primeiras palavras que, muitas vezes, resultam da diminuição das cadeias de replicação silábica. Os bebés mostram cada vez mais interesse pelos gestos e pelos sons. Reconhecem e respondem quando se chama pelos seus nomes; sabem o significado de algumas palavras; cumprem pequenas ordens e imitam alguns comportamentos sociais (ex.: adeus).
Até aos vinte e quatro meses há um enriquecimento do vocabulário expressivo e compreensivo, também devido ao aumento das competências psicomotoras que permite explorar melhor o meio. A maioria das crianças possui cerca de cinquenta palavras, adquirindo novas quase diariamente.
Todas estas etapas são importantes para o desenvolvimento da linguagem pelo que os cuidadores devem estar atentos. São alguns sinais de alerta o facto do bebé: não virar a cabeça em direção à fonte sonora pelos 6/7 meses; fazer pouco contacto visual com os cuidadores; manter apenas longas cadeias de replicação de sons por volta dos doze meses (ex.: mamamamamamama); não responder ao nome; não produzir nenhuma palavra por volta dos vinte e quatro meses. Nestas situações é importante procurar um pediatra ou um terapeuta da fala para que a situação seja analisada e, caso necessário, seja feito o encaminhamento para um otorrinolaringologista e/ou para uma equipa interdisciplinar para que seja efetuada uma avaliação do desenvolvimento.
Desde que identificadas atempadamente, na maioria das vezes, as dificuldades de linguagem podem ser minimizadas para que acriança atinja um nível de desenvolvimento de acordo com o que é esperado para a sua faixa etária.

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