Hoje partilhamos um texto, de uma terapeuta da fala de quem muito gostamos. Interessante para quem tem filhotes nestas idades e gosta de prevenir!
Dos sons às palavras - Desenvolvimento da Linguagem dos 0-2 anos e sinais
de alerta
Ana Catarina Gaspar
Terapeuta da Fala, Psikontacto
Depois de verem os seus filhos darem os primeiros
passos, todos os pais anseiam pelo momento em que ouvem os seus filhos dizerem
“papá”, “mamã”! Este é um momento de grande emoção que resulta de um conjunto
de comportamentos e aquisições que ocorrem durante o primeiro ano de vida.
Os bebés entram no mundo fantástico da comunicação
utilizando o choro como principal ferramenta. Através dele satisfazem as suas
necessidades como o frio, a fome e a dor, devido à interpretação que os seus
cuidadores fazem do seu estado. A partir da 6ª semana de vida as formas de
comunicação alargam-se ao sorriso, olhar e tato. Ao segundo mês de vida surgem
variações sonoras, com tonalidades diferentes de acordo com o bem ou mal estar.
Por volta dos 3 meses os bebés começam a produzir sons vocálicos e guturais e
algumas replicações de sílabas (mamama…papapapa…). Nesta fase aumentam as
trocas comunicativas com o adulto.
Até por volta dos 9 meses assiste-se a um aumento do
reportório sonoro e começam a tentar imitar dos sons dos adultos. Nesta fase é
muito importante pronunciar corretamente o nome dos objetos, para que façam a
associação com a palavra e comecem a desenvolver a compreensão do mundo que os rodeia
e a melhorar as competências linguísticas e comunicativas.
É por volta dos 12 meses que aparecem as primeiras
palavras que, muitas vezes, resultam da diminuição das cadeias de replicação
silábica. Os bebés mostram cada vez mais interesse pelos gestos e pelos sons.
Reconhecem e respondem quando se chama pelos seus nomes; sabem o significado de
algumas palavras; cumprem pequenas ordens e imitam alguns comportamentos
sociais (ex.: adeus).
Até aos vinte e quatro meses há um enriquecimento do
vocabulário expressivo e compreensivo, também devido ao aumento das
competências psicomotoras que permite explorar melhor o meio. A maioria das
crianças possui cerca de cinquenta palavras, adquirindo novas quase
diariamente.
Todas estas etapas são importantes para o
desenvolvimento da linguagem pelo que os cuidadores devem estar atentos. São
alguns sinais de alerta o facto do bebé: não virar a cabeça em direção à fonte
sonora pelos 6/7 meses; fazer pouco contacto visual com os cuidadores; manter
apenas longas cadeias de replicação de sons por volta dos doze meses (ex.:
mamamamamamama); não responder ao nome; não produzir nenhuma palavra por volta
dos vinte e quatro meses. Nestas situações é importante procurar um pediatra ou
um terapeuta da fala para que a situação seja analisada e, caso necessário,
seja feito o encaminhamento para um otorrinolaringologista e/ou para uma equipa
interdisciplinar para que seja efetuada uma avaliação do desenvolvimento.
Desde que identificadas atempadamente, na maioria das
vezes, as dificuldades de linguagem podem ser minimizadas para que acriança
atinja um nível de desenvolvimento de acordo com o que é esperado para a sua
faixa etária.
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