segunda-feira, 13 de maio de 2013

Medos, preocupações, grupos e afins...


Já há uns tempos que andamos para escrever este post e é hoje!



 É sabido que gostamos de trabalhar juntas, em equipa, mas não podia ter sido melhor a dupla no grupo EU CONSIGO LIDAR COM O MEDO que acabámos recentemente, com crianças entre os 9 e os 10 anos de idade, que têm em comum serem crianças e terem algumas preocupações, receios e medos!

Parabéns mais uma vez aos pequenos GRANDES corajosos que entraram nesta aventura ao longo de 12 sessões e que tornaram diferentes e especiais os nossos sábados! Todos juntos a aprender a lidar melhor com o que sentimos e pensamos, com as nossas manifestações corporais, com as armadilhas que os nossos pensamentos nos pregam e a experimentar situações receadas, que por vezes parecem montanhas intransponíveis… mas que afinal com algumas ferramentas, maior consciência e aceitação do que está a acontecer, e algum suporte, se transformaram em pequenas etapas, e uma a uma, foram sendo ultrapassadas!

Em grupo? Sim! Porque em grupo somos mais cabeças a pensar, a ter ideias, a trazer exemplos de boas experiências; porque não somos os únicos e afinal “o meu amigo também já sentiu este medo e eu não sou assim tão esquisito”; depois porque às vezes o problema é mesmo este – estar em grupo, a exposição perante pessoas e por isso, nada melhor do que praticar junto de um grupo de pessoas nas quais confiamos, num local seguro; por outro lado aumentamos a nossa rede de amigos (mais pessoas especiais nas nossas vidas); e ainda porque existem bons programas para formato de grupo!

 
É verdade, a ansiedade é considerada a perturbação psicológica mais comum nas crianças, podendo interferir no desenvolvimento infantil, na aprendizagem e nas relações com os outros. A nossa experiência clínica confirma isso. Mas também é verdade, que ao contrário do que se pode pensar, depois destas 12 sessões o medo, as preocupações não desaparecem! Não?! Então? As crianças (e já agora os adultos e os pais) aprendem a lidar melhor com o medo, tornam-se especialistas nos sentimentos e pensamentos, o medo e as preocupações passam a interferir menos nas suas vidas e no fundo ficam mais contentes e mais calmos!

 
Entre sorrisos, alguns choros, ansiedades, boas ideias e muitos ensaios, este grupo de crianças chegou ao fim mais forte e por isso mais feliz!

 
E o próximo será para quando?! Já tenho saudades dos nossos sábados de manhã!




Nenhum comentário:

Postar um comentário