quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Contradições: O que dizemos e como dizemos...




Na semana passada falavamos com alguns pais sobre a importância de passarmos aos nossos filhos a mesma mensagem, quer por palavras, quer por gestos.  Se não imaginem, "Não grites" dito a gritar; "Não se bate ao mano" ao mesmo tempo que lhe damos uma palmada!? A mensagem perde o seu efeito e a criança fica no mínimo confusa. Infelizmente, dizermos uma coisa e fazermos outra, acontece bem mais do que gostariamos, pelos nossos automatismos, falta de tempo, entre outros. Por vezes incorremos  nestas contradições, como naqueles dias em que decidimos que o dia é para eles... vamos a um local que eles já andam a pedir há imenso tempo, e o dia não começa bem, birras, chatisses entre irmãos, e às tantas perdemos a cabeça e saem uns valentes gritos "estás a chatear-me, vim para aqui por tua causa e agora portas-te assim!!!mas no minuto seguinte chegamos ao destino,  e já estamos todos a rir e a pousar para a foto (recordação de um domingo em família)! Contradições... importante estarmos atentos a elas!

O difícil vai ser escolher

Imagem afixada

Está aí o fim-de-semana de Carnaval. Para alguns mais sortudos, será um fim-de-semana grande em que poderão aproveitar para brincar ao Carnaval ou fazer outras atividades também divertidas.
Deixamos-vos aqui algumas sugestões, para Coimbra e Lisboa.

- NO TAGV, em Coimbra, continuam as sessões de Cinema em Família. Sábado, dia 9, venham "Relembrar a Monstra" 2012, com uma série de curtas infantis. Uma forma diferente de cinema para os mais pequenos!

- NO Teatrão, também em Coimbra, há o ENTRUDO DOS ANIMAIS, para crianças a partir dos 4 anos. Acontece no dia 12 de Fevereiro, entre as 11h e as 12h30. Um convite para brincadeiras carnavalescas, a partir das ferramentas da expressão dramática. Podem saber mais aqui.

- Para aqueles que gostam de ouvir histórias, a livraria Bertrand, no Dolce Vita, propõe a hora do conto, Sábado, dia 9, pelas 16h.

- E para aqueles que não querem mesmo perder um desfile de Carnaval, dêem um saltinho ao Bairro Norton de Matos no Domingo, dia 10, e vejam o desfile que acontece a partir das 15h!


Para Lisboa, podem ver todas as sugestões aqui.
Nós gostámos muito do filme Dumbo, que vai passar na Cinemateca Portuguesa no dia 9, e de ouvir histórias na Livraria Cabeçudos, no dia 10.

O difícil, vai ser mesmo escolher!




 

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Novo projeto em Coimbra: Orquestra de Pequenos Improvisadores!

Mais música e educação artística, para os mais pequenos em Coimbra... Mais uma iniciativa de grande qualidade e utilidade para o desenvolvimento/divertimento das crianças!
O Jazz ao Centro Clube tem nova iniciativa em parceria com o Salão Brazil - Orquestra de Pequenos Improvisadores! "Dirigida a crianças do 1º ciclo, visa desempenhar um papel na educação artística e cívica das crianças e jovens moradores no perímetro urbano circunscrito entre a baixa e a alta de Coimbra.
Inscrições abertas através do mail geral@jacc.pt e do telefone 239837078".
Porque não experimentar com os seus filhotes?!

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Sugestão de livro para pais: O meu filho fez o quê??



 O meu filho fez o quê?  Livro de Bárbara Wong sobre relacionamento pais  - escola, que "reúne um conjunto de situações reais vividas dentro e fora das salas de aula" e "apresenta estratégias, ideias e soluções para levar a bom porto a formação académica e a educação dos filhos". 
Mais aqui: http://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/o-meu-filho-fez-o-que-?id=13000572
Boa leitura!


segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Isto é normal ??!- parte II

      Sempre fomos um pouco "avessas" ao que é normal, anormal... até porque "cada pai/mãe é o maior especialista na sua família, por isso uma estratégia que funciona com um poderá não funcionar com outro. Mesmo que a situação ou o desafio tenham contornos semelhantes" (Belo & Coelho, 2010 in Family Coaching). Por isso consideramos que os pais são aqueles que melhor conhecem os seus filhos, os seus ritmos, que variam de criança para criança, mesmo que tenham a mesma idade. Hoje, continuamos na mesma linha do post da semana anterior, e como prometido avançamos mais uma etapa e apresentamos algumas ideias do que é expectável que aconteça. Isto só interessa, como pano de fundo, para entendermos melhor alguns comportamentos dos nossos filhos, para estarmos mais atentos (pela positiva! e não "sobre" atentos...). Seguimos com a fase dos 4 anos aos 5 anos, aquela que alguns pais e especialistas comparam à adolescência. É a fase em que eles já dominam a linguagem, impõe-se através dela e querem entender tudo o que se passa à sua volta, com um misto de "eu já sei tudo e faço sozinho!" (autonomia a crescer). Uma fase repleta de descobertas e que pode ser vivida com grande cumplicidade entre pais e filhos! Entre os 4 e os 5 anos:               

  - Gosta de brincar com outras crianças; quando está em grupo, poderá ser seletiva acerca dos seus companheiros;                                                                                                                                                                                  - Gosta de imitar as atividades dos adultos;
           - Está a aprender a partilhar, a aceitar as regras e a respeitar a vez do outro (ainda que às vezes não pareça!);
           -  Os pesadelos são comuns;
           - Tem amigos imaginários e uma grande capacidade de fantasiar;
           - Procura frequentemente testar o poder e os limites dos outros (pais com cabelos em pé!);
           - Exibe muitos comportamentos desafiantes e opositores (será que isto vai ser assim para sempre? - pensamento habitual dos pais);
     - Os seus estados emocionais alcançam os extremos: por ex., é desafiante e depois bastante envergonhada (tem dupla personalidade! dizem os pais);
           - Tem uma confiança crescente em si própria e no mundo (eu é que sei, tu não sabes nada! - para depois passar a ser a professora é que sabe! e os pais, quando é que sabem alguma coisa?);
         - Tem maior consciência do certo e errado (a sério? é que não parece nada!), preocupando-se maioritariamente em fazer o que está certo; pode culpar os outros pelos seus erros (dificuldade em assumir a culpa pelos seus comportamentos - não fui eu, foi ela...).



sábado, 2 de fevereiro de 2013

Bolo de Banana e Noz

Amanhã temos amiguinhos a lanchar lá em casa. O bolo para o lanche já está pensado e vai ser com sabor a banana e noz. Desta vez, contamos com a ajuda da Bimby!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 Bolo de Banana com nozes

Adaptado da Revista Bimby Momentos de Partilha nº15

100g de manteiga 150g de açúcar amarelo 50g de leite 1 ovo 4 bananas médias, maduras e cortadas em pedaços 220g de farinha c/ fermento 60g de miolo de nozes partidas grosseiramente
Thermomix-Bimby:
Aqueça o forno a 180ºC.                                                                        
Deite no copo a manteiga, o açúcar, o leite e bata 1min/37º/vel.2.             
Coloque a borboleta, o ovo e programe 3min/37º/vel.3. A seguir programe 2 min/vel.4. Sem a ?borboleta, deite no copo a banana e triture 5 seg/vel.6. Incorpore a farinha e envolva 15 seg/vel.3. Adicione as nozes e envolva com a espátula.
 Deite numa forma tipo  bolo inglês de aprox. 10x24 cm, untada e polvilhada ou de silicone. 
Leve ao forno cerca de 40 a 50 min. (testar com o palito).

Tradicional:
Com a batedeira eléctrica, bata a manteiga (amolecida), o açúcar e o leite. Adicione o ovo e bata bem. A seguir junte a banana previamente triturada e mexa bem. Incorpore a farinha e envolva bem. Adicione as nozes e envolva com a espátula. Deite numa forma tipo  bolo inglês de aprox. 10x24 cm, untada e polvilhada ou de silicone. Leve ao forno cerca de 40 a 50 min. (testar com o palito).

Receita retirada daqui

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Pinturas caseiras e naturais



E que tal umas pinturas caseiras neste fim-de-semana que dizem que vais ser de chuva?
Pintar com as mãos é uma atividade que eles adoram e fazermos as tintas em casa é económico e pode ser muito duvertido.
Deixamos-vos uma possível "receita" para fazerem tintas bem naturais:

Material necessário:
- 100 mililitros de cola branca
- 25 gramas de cada um dos pigmentos naturais: açafrão, terra, pó de café e urucum  (este ingrediente não sabemos o que é...)
- 100 mililitros de água
- 4 potes plásticos
- 4 recipientes
- 1 colher

Num recipiente, coloque 25 mililitros de cola branca, a mesma medida de água e 12,5 gramas (ou uma colher de sopa bem cheia) de urucum. Para conseguir tons mais escuros ou mais claros, ponha mais ou menos corante.

Misture tudo com a colher e coloque em um potinho para uso. Esse tipo de tinta é solúvel em água. Por isso, use de preferência em papéis, tecidos ou outras superfícies que não serão lavadas ou expostas à chuva.

Para fugir dos tons terrosos próprios dos pigmentos naturais, use corantes alimentares.