A entrada no 1º ciclo marca, para a maior parte das famílias, uma transição importante, quase como se as crianças deixassem de ser os "bebés" dos pais e passassem a ser meninos crescidos. E de facto, este é um marco importante: novas aprendizagens são feitas, velhos amigos são (muitas vezes) deixados para trás, há mudança de espaço físico e (medo!!) aparecem os trabalhos de casa!
Se para muitos esta transição se faz sem dificuldades, para outros ela representa um desafio acrescido, surgindo as maiores dúvidas e dificuldades nas famílias cujos filhos só completam os 6 anos de idade em Outubro, Novembro ou mesmo Dezembro.
Com o objetivo de facilitar esta transição e avaliar as pré-competências escolares, surgem-nos por esta altura múltiplos pedidos de avaliação. muitos deles feitos por sugestão das educadoras.
Esta avaliação pretende fazer o despiste de eventuais
dificuldades nos pré-requisitos académicos, ou seja, nas competências
diretamente relacionadas com as aprendizagens escolares e inclui a avaliação de
áreas consideradas importantes para o sucesso da aprendizagem, nomeadamente a
atenção, a cognição não-verbal, a memória auditiva, a consciência fonológica, a linguagem e o conhecimento básico das letras e dos números.
Constitui também uma boa oportunidade para, muitas vezes pela primeira vez, as famílias se aperceberem das dificuldades (e também das competências!) dos seus filhotes e desta forma atuarem cedo e de forma preventiva!
E era tão bom que mais pais fizessem esses despistes...
ResponderExcluirSer professora do 1.ºano é espetacular. Acreditem!
Mas ver a frustração de algumas crianças que, até notoriamente, precisariam ter ficado mais um ano na pré é muito angustiante.
O 1.ºano é um ano de sonho e de projetos, é um ano muito importante e é bom que não seja uma transição muito "violenta" pois ainda precisam tanto de brincar....
Beijocas
Bom trabalho