segunda-feira, 18 de março de 2013

Os pais de agora: outros desafios?

Cá por casa o pai tem um papel muito ativo em relação à educação e participação na vida dos míudos. "Mudam-se os tempos", estreitam-se relações e crescem os laços entre pais e fillhos; a par de uma divisão de tarefas mais justa, em equipa, que ajuda ao bom funcionamento familiar.
Para os mais pequenos o envolvimento do pai nas tarefas diárias permite o acesso a outros modelos, formas de lidar com as situações e à possibilidade de ter mais uma relação única e especial com uma figura de referência. Por aqui, o pai fica babado com os sorrisos, correrias e solicitações de atenção permanente ("história, brincar, cantar, pino, cambalhota") que a sua presença fisíca desperta. E por aí?

Deixamos um texto que fala sobre os papeis dos pais no século XXI, que retirámos daqui
(http://boasnoticias.clix.pt/noticias_Pais-do-S%C3%A9culo-XXI_8565.html#.UUciFjf6mZQ), que vale a pena ler. Destacamos uma parte para aguçar a sua curiosidade:
"o homem do século XXI, que exerce o papel de pai, está preocupado com outras atividades para além de estender os pés no sofá, ligar a televisão e pedir uma cerveja à mulher quando chega a casa;
é um pai que conhece o lugar dos tupperwares, que sabe quantas gavetas tem o congelador, onde se mete o amaciador na máquina de lavar, que se levanta à noite para dar o leite ao filho e que também tem de tirar cocó das unhas quando uma mudança de fralda não corre tão bem quanto gostaria”.

Boa leitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário