segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Brincar todos os dias, como?


No dicionário Brincar=jogar, divertir-se; dizer piadas; não levar as coisas a sério (http://www.lexico.pt). Mas talvez seja muito mais do que isso...
Brincar=Desenvolver diferentes áreas do funcionamento da criança
Brincar= Explorar (o eu, os outros e o mundo)
Brincar=Descobrir
Brincar =Aprender
Brincar=Sentir e Expressar emoções
Brincar=Criar, Imaginar, Fazer de conta
Brincar=Resolver Problemas
Brincar=Ter auto-confiança, auto-estima
Brincar=Experimentar
Brincar=Ser autónomo
Brincar=Cooperar e Partilhar
Brincar=Investir na RELAÇÃO pais-filhos
Por estas 12 razões e por muitas outras que não nos lembrámos, nós por cá adoramos brincar com eles! E “damos voltas e mais voltas” para conseguirmos brincar todos os dias, nem que seja por um curto período de tempo!
Quando falamos disso com os nossos amigos e com outros pais, por vezes assustam-se: “Todos os dias, como? E o que há para fazer lá em casa?”
Há quem tenha uma visão muito “clássica” do brincar: brincar às casinhas, com os carros no chão, fazer um jogo durante meia hora ... Mas podemos pensar noutras formas de brincar, no fundo de dar atenção à criança, de passar algum tempo especial com ela: cantar uma canção que ela goste, brincar durante 15 minutos à sua brincadeira preferida, olhar para a nuvens no céu e descobrir animais, monstros, objetos; aproveitar a viagem da escola para casa para dizer nomes começados por b, c ou d; durante o banho inventar uma história; brincar às cócegas enquanto os vestimos; a história ou a conversa especial antes de dormir.
“Alívio, afinal brincamos todos os dias, um bocadinho e não precisamos de ir para o chão, é que eu não gosto nada de ir para o chão!”.
Ás vezes não é fácil aproveitar os pequenos momentos, é preciso estar atento e fazer desse tempo especial com eles uma prioridade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário