domingo, 16 de setembro de 2012



Regresso às rotinas ou porquê é que a excelência é um hábito e não um ato

Por aqui gostamos de rotinas. Da estabilidade que transmitem, da previ
sibilidade que trazem aos dias deles (e aos nossos), da ordem que dão a toda a nossa vida familiar, permitindo-nos aproveitar melhor o nosso tempo.
Infelizmente, a implementação e manutenção de rotinas diárias (sejam elas a rotina de deitar, levantar, fazer o TPC) não é fácil. O excesso de trabalho dos pais, as atividades extra-curriculares das crianças, a falta de paciência (de ambos) no final do dia, tornam difícil a aplicação consistente de uma rotina. As duas palavras-chave para ultrapassar estes obstáculos são CONSISTÊNCIA E EMPENHO. A primeira significa que todos os adultos que participam na vida da criança devem agir com ela da mesma forma (por exemplo, se a rotina de ir para a cama passa pelo contar de uma história, todos os adultos que deitam essa criança devem contar-lhe a história); a segunda recorda-nos que as mudanças não acontecem de um dia para o outro, demoram tempo e necessitam de muito empenho e PACIÊNCIA da nossa parte.
A recompensa, dizem os peritos, é termos crianças:
. mais seguras e confiantes, pois sabem o que as espera;
. com níveis de ansiedade mais baixos
. com melhor desempenho escolar e maior capacidade para trabalhar de forma organizada
. com birras menos frequentes
. menos agressivas
Lembrem-se que as rotinas devem ser claras e objetivas; fáceis de aprender e de ensinar e orientadas para um objetivo.
Para ajudar (e nesta batalha, toda a ajuda é bem vinda!), podem tornar a implementação das rotinas mais divertida, fazendo download de alguns posters com exemplos de rotinas aqui:


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