segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Auto-controlo ou como sentirmo-nos culpados menos vezes

Quando as crianças não fazem o que lhes pedimos (o que acontece, em boa verdade, a maior parte das vezes) e já estamos cansados de lhes pedir com jeitinho... quando nos continuam a desafiar e a testar a nossa paciência... muitas vezes explodimos!
Mas será que a desobediência dos mais pequenos justifica bater-lhes? Gritar-lhes? Ameaçá-los? Ou haverá outras formas de tentar lidar com a situação?
Todos os pais já se sentiram irritados, deprimidos e frustrados com a desobediência dos filhos. O grande objetivo é tentar que esses pensamentos e sentimentos não dominem a nossa vida, tornado a nossa relação com os mais pequenos um ciclo infernal!
Talvez o segredo esteja em olharmos para nós e aprendermos a lidar com as nossas respostas emocionais, ou seja, ganharmos mais auto-controlo!
Porquê? Porque nós somos os adultos da relação e, embora a maior parte das vezes façamos o melhor que podemos, é nossa responsabilidade acalmarmo-nos, controlarmo-nos e não lhes atirarmos com a nossa raiva para cima!
Pedir ajuda, frequentar grupos de pais, fazer exercício físico, ler bastante sobre a parentalidade, são algumas estratégias que podemos usar. Praticar o pensamento positivo, ter regularmente convívios sociais com outros adultos, cuidar e gostar de si, são outras!
Lembre-se que algumas situações podem ser (pelo menos naquele momento!) relativizadas e que é importante escolhermos as batalhas que travamos com eles.
Mais importante, não nos podemos nunca esquecer que nós somos os modelos deles e é pela forma como nos vêem lidar com as várias situações e controlarmo-nos (ou não!) que eles aprenderão a fazê-lo no futuro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário