Porque estamos no início de mais um ano letivo e as questões da fala, da linguagem e da escrita preocupam todos os pais, hoje apresentamos um texto de uma colega da área da terapia da fala com quem trabalhamos.
"A aprendizagem da leitura e da escrita é um marco de grande importância na vida das crianças. Porém, esta aprendizagem inicia-se muito antes da entrada na escola. O desenvolvimento da linguagem está relacionado com o desenvolvimento da literacia – as suas experiências a ouvir e a falar preparam as crianças para aprenderem a ler e a escrever. Assim, crianças que entrem na escola com competências linguísticas menos consolidadas terão uma maior probabilidade de apresentar dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita.
Uma competência linguística fortemente relacionada com o desenvolvimento da leitura e da escrita é a consciência fonológica, isto é, a noção de que as palavras são compostas por diferentes sons. Diversas atividades demonstram o desenvolvimento natural da consciência fonológica nas crianças em idade pré-escolar, como as rimas (ex: balão/sabão), a aliteração (ex: o rato roeu a rolha do rei da Rússia) e a capacidade de isolar sons (ex: “sofá começa com um /s/”).
Reconhecer sinais de alerta é, então, de extrema importância. A persistência de uma maneira de falar característica de crianças mais pequenas, dificuldades na compreensão de ordens simples, desinteresse relativamente a rimas, livros ou desenhos e dificuldades em reconhecer as letras que compõem o nome da criança são sinais de alerta a discutir com o pediatra e/ou o educador para perceber a necessidade de uma avaliação mais pormenorizada por parte de um psicólogo, terapeuta da fala, ou psicomotricista. Uma intervenção precoce é essencial, para promover o desenvolvimento das áreas lacunares, de forma a facilitar o processo de aquisição da leitura e da escrita.
A habitual “falta de tempo” serve como fator desmotivante para muitos pais para incluírem, no seu dia-a-dia, atividades promotoras do desenvolvimento da linguagem e da literacia, ainda que reconheçam a sua importância. No entanto, muitas atividades podem ser feitas “em movimento”, seja no carro, na ida às compras, na sala de espera do pediatra, etc. Porém, outras, também importantes, exigem sossego. A chave está na rentabilização dos pequenos tempos disponíveis ao longo do dia. Aqui estão algumas ideias:
· propicie momentos em que o seu filho possa ver os pais a ler;
· planeie uma atividade diária de leitura – um livro infantil, um artigo de jornal, um pequeno poema, etc; é fundamental discutir o que foi lido;
· momento de leitura ao deitar – após cada história, conversem sobre as características das personagens; no fim da semana, discutam semelhanças e diferenças entre personagens;
· fomente o interesse do seu filho para cantar cantigas e fazer rimas;
· leve o seu filho à biblioteca, e esteja atento a programas como o momento do conto e exposições.
O desenvolvimento de competências a nível da literacia inicia-se muito cedo na vida das crianças, e o papel do seio familiar nesse desenvolvimento é da maior importância, para que a criança, ao falar bem, possa também ler bem e ainda escrever melhor!"
Marisa Alves, Terapeuta da Fala no Psikontacto (www.psikontacto.com)
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