segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

As notas escolares dos nossos filhos e como “(sobre)viver” com elas?


Esta é a altura em que começam a chegar os pedidos de consulta de insucesso escolar, dificuldades de aprendizagem, falta de atenção, concentração, motivação, entre outras variações! Não é por acaso. As notas escolares acabadinhas de sair com o final do 1º período e a inquietação crescente junto dos pais. 
Para alguns, foi o primeiro contacto com o Diretor de Turma, a primeira conversa, e não correu bem.  Além disso, não estavam nada à espera. 
Para outros pais, não foi uma surpresa, têm acompanhado de perto o processo de aprendizagem da criança, e conhecem bem as suas potencialidades e dificuldades.
Alguns pais dão por si a pensar “o ano ainda nem está a meio, o professor exagerou”; outros ficam completamente desorientados e cortam tudo ao mesmo tempo (“agora não há mais TV, nem computador, nem festas de anos”), numa tentativa de mudar radicalmente de atitude (ou não).
Outros pais conhecem bem os filhos, valorizam o processo de aprendizagem e não o resultado final (as NOTAS), desde o início da entrada em contexto escolar! Por vezes, estes pais/famílias também procuram ajuda externa (um psicólogo, um professor especializado), mas essencialmente, continuam a investir no tal “processo” (no meio para... e não apenas no fim): num trabalho diário com a criança; num envolvimento ativo e próximo dos educadores dos filhos (desde o primeiro dia de aulas). Em casa criam rotinas de estudo, sabem quando são os testes, o que as crianças estão a aprender e prestam atenção aos comentários (ou silêncios) da criança em relação ao que se passa na escola, aos seus sentimentos e reações; mantêm um diálogo encorajador e positivo, centrado na resolução de problemas e no incentivo permanentemente do esforço da criança! 
Compreendemos que esta seja a altura de pedir ajuda, mas sabemos que se atuarmos antes, se prevenirmos, conseguiremos minimizar alguns problemas.
(Deixamo um link -
http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/familia-na-educacao-educar-para-crescer-626462.shtml - de um site brasileiro Educar para Crescer, com 23 sugestões de formas eficazes para lidar com as crianças em relação aos estudos, à aprendizagem e à escola. Não o encarem como uma receita, mas esperamos que algumas destas ideias possam ajudar os pais a atuar precocemente!) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário