As reuniões de entrega da ficha de observações (a ficha das"notas", como dizem os pais) no final do período são, para a maior parte dos pais, momentos de algum stresse, surpresa e, muitas vezes, motivo de preocupação.
Falando apenas da idade pré-escolar (porque a partir do 1º ciclo as avaliações têm, efetivamente, um valor quantitativo), estas fichas têm como grande objetivo dar a conhecer aos pais quais são as capacidades que a criança já domina completamente, aquelas que estão ainda emergentes e aquelas que a criança não domina (e por isso, terão de ser trabalhadas).
Mas, esta função informativa, tem vindo a ser desvirtuada, já que a maior parte dos pais, esquecendo-se que cada criança é uma criança, entram em modo comparação e imediatamente perguntam ao pai mais próximo: "o teu filho já conta até 10??"; "a minha filha ainda não consegue fazer laços. A tua já faz?"
Claro que, em alguns jardins infantis este momento é vivido de forma mais tensa que noutros; e também é verdade que alguns educadores conhecem melhor as crianças do que outros e fazem delas um retrato mais real.. Mas não é menos verdade que, enquanto pais, e sobretudo nas crianças em idade pré-escolar, devemos lembrar-nos que cada criança tem o seu ritmo e que, mais do que analisarmos apenas os "resultados" do final do período, devemos esforçar-nos por criar momentos de reunião, mais ou menos formal (mas sempre frequentes) com os educadores dos nossos filhos ao longo de todo o ano letivo, para podermos compreender as suas capacidades e as áreas em que precisam da nossa ajuda para melhorar.
O desenvolvimento e as aprendizagens em idade pré-escolar são um work in progress, em que cada criança deve ser ajudada, no seu dia-a-dia, em casa e na escola, a desenvolver e potenciar as suas capacidades cognitivas, emocionais e sociais. E aqui, o nosso papel não é o de olhar para o lado para ver o que o coleguinha da escola já faz, mas sim olhar para os nossos e perceber que podemos nós fazer para o ajudar a crescer!
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