segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Isto é normal??

A propósito de uma apresentação para pais que estamos a preparar para amanhã, temos falado da importância de não querermos crianças "feitas à medida" (como foi dito aqui) mas, por outro lado, da necessidade de estar alerta para alguns sinais que podem indicar-nos que alguma coisa não está bem com o desenvolvimento dos nossos filhos.
Sabemos que as crianças não são todas iguais e que têm ritmos próprios que importa respeitar, mas é importante que todos os pais tenham uma ideia daquilo que é suposto acontecer (ou não) em termos emocionais e sociais ao longo do desenvolvimento dos filhos, pois isto também nos ajuda a "normalizar" e relativizar alguns problemas. E, de facto, nas nossas consultas e grupos de pais a pergunta que mais nos fazem é: "Isto é normal??"
Deixamos hoje algumas ideias sobre as principais características emocionais e sociais entre os 3 e os 4 anos de idade. São apenas ideias, onde cada um conseguirá, em maior ou menor grau, identificar algumas características dos seus filhos e, quem sabe, compreender melhor alguns dos seus comportamentos.

É sensível aos sentimentos dos que a rodeiam relativamente a si própria
Tem dificuldade em cooperar e partilhar; muitas vezes é agressiva
- Preocupa-se em agradar os adultos que lhe são significativos
- Começa a aperceber-se das diferenças no comportamento dos homens e das mulheres
Começa a interessar-se mais pelos outros e a integrar-se em atividades de grupo com outras crianças
- É capaz de se separar da mãe durante curtos períodos de tempo e começa a desenvolver alguma independência e auto-confiança
- Pode manifestar medo de estranhos, de animais ou do escuro
- Começa a reconhecer os seus próprios limites, pedindo ajuda
- Imita os adultos
Começa a distinguir o certo do errado
- Pode utiliza ameaças verbais extremas,  sem ter noção das suas implicações
- Pode ter amigos imaginários.



Nenhum comentário:

Postar um comentário